quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Aprenda com as deusas gregas.

A mitologia grega conta a história do nascimento e desenvolvimento da consciência do ser humano. Estudar os mitos gregos é compreender o amor, a agressividade, a transformação, a religiosidade e tantas outras qualidades que os deuses representam. Isso porque eles são "personificações" das características humanas. Então, converse com as amigas e procurem identificar se vocês têm algo de parecido com elas. Essa pode ser uma boa oportunidade para se conhecerem melhor.
Deusas e deuses gregos são úteis para que possamos compreender a psique humana e como cada papel social é representado.


"A leitura junguiana diz que homens e mulheres têm todos os deuses e deusas dentro de si (aos quais Jung chamou de “arquétipos”) e os expressam como em um mosaico, priorizando um ou outro, dependendo da personalidade de cada um".
Então, que tal aprender um pouco sobre cinco deusas gregas? Confira as características citadas e veja se alguma combina com você:


Atenas
Deusa virgem, padroeira das artes domésticas, da sabedoria e da justiça. Na guerra, usava a estratégia para ganhar a batalha. Na cidade, defendia as leis justas e suas aplicações. Seus ideais eram baseados na mente lógica e racional, na justiça e na objetividade.
Segundo Mariah, mulheres assim disputam o poder e associam-se aos homens. "São emocionalmente independentes e ativas. Amigas e parceiras. Capazes de estabelecer pactos que lhes permitam crescer e se desenvolver, tanto profissionalmente, como pessoalmente."
Ártemis
Representava a natureza em seu estado puro. Regia as florestas, os animais selvagens e a vida instintiva. Gosta do contato com a natureza.
Mariah afirma que essas mulheres são mais reflexivas e acostumadas à meditação e ao isolamento. Não se deixam influenciar. "Sua ambição se volta para questões ditadas pelo seu coração. Não busca aprovação ou ser desejada por nenhum homem. Assim, pode não se casar; porém, se casar, nunca será a típica esposa e mãe", destaca Mariah.
Afrodite
Deusa do amor, da beleza e do prazer. Ela estimula qualquer tipo de relacionamento em que exista a empatia e a simpatia, gerando a cooperação entre os seres humanos. Também é responsável por todas as mazelas do ser humano fruto das paixões.
As mulheres com características de Afrodite usam o magnetismo pessoal como forma de se relacionar com as pessoas e situações. "Elas têm dificuldades em se comprometerem, tanto que na mitologia grega Afrodite e Hera eram inimigas tácitas, pois uma regia o “amor livre”, enquanto a outra regia as relações institucionalizadas, o casamento, o compromisso", conta Mariah.
A atuação positiva do arquétipo de Afrodite na vida de uma mulher é o desenvolvimento da capacidade criativa e artística.
Hera
Protetora da instituição do casamento. Tinha o dom do comprometimento. O papel principal dessas mulheres é o de esposa.
"Apreciam ser companheiras de um homem bem-sucedido. Realizam-se por meio dele, de seu sucesso", afirma Mariah. São mulheres que defendem os valores tradicionais de sua sociedade e não se importam em ter uma carreira ou um emprego. "O objetivo dessa mulher é ajudar seu marido e não a busca de realização profissional."
Démeter
Deusa do cereal, mãe terra, acolhedora, nutridora e fértil. Ela ensinou os homens a arar a terra e a plantar as sementes para que fosse possível uma colheita abundante. Simboliza o instinto materno e representa a capacidade de se doar ao outro.
Mulheres assim sonham em se realizar com a maternidade. "Podem ter profissões que envolvam ajuda ao outro de alguma forma ou podem trabalhar com alimentos, como restaurantes e nutrição", afirma Mariah.
As deusas gregas nos ajudam a reconhecer a nós mesmas como mulheres, executivas, mães, esposas ou aventureiras. Provavelmente, você vai se identificar com alguma delas. Cada deusa tem sua história, assim como você tem a sua. Mas elas podem te ajudar a descobrir a força do seu instinto e suas habilidades. Acredite, toda mulher tem uma deusa dentro de si. Então, qual deusa combina mais com você? Reúna as amigas e conversem sobre isso. Vocês vão descobrir coisas incríveis.

707-560x360

Informação tirada de site.

0 comentários:

Postar um comentário