quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Museu Hering em Blumenau.

Uma estátua em ferro, medindo 1,70 metro, concebida pelo designer Nelson Graubart, foi doada pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer à Cia Hering, como homenagem pelos 15 anos de parceria da empresa blumenauense com a campanha “Câncer de Mama, o Alvo da Moda”. A obra de arte será destaque no jardim ao redor do Museu Hering, que será inaugurado ainda este ano, nas comemorações dos 130 anos da companhia.

A peça é uma réplica da estátua criada pelo IBCC para homenagear o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA, sigla em inglês), associação sem fins lucrativos que é detentora da marca “Alvo da Moda” e que licenciou o Instituto para desenvolver a campanha no Brasil.

A proposta do designer Nelson Graubart apresenta o corpo de uma mulher recortado em ferro bruto, com pontos de ferrugem e cortes sem acabamento que indicam os efeitos da doença. A base de sustentação da estátua representa a possibilidade de cura e, sobre o seio da mulher, está aplicado o logo da campanha, com acabamento preciso e tecnicamente construído, simbolizando a esperança de tratamento para tantas pessoas.

A estátua mede 1,70 metro de altura, com 800 quilos e já está instalada próximo à casa restaurada que abrigará o museu, onde poderá ser visitada pelo público a partir da inauguração deste novo ponto turístico de Blumenau.

O Museu Hering vai reconstruir a história da Hering, desde a chegada da família à colônia de Blumenau, no final do século 19. Equipamentos (teares, máquinas de costura e outros), peças de roupas, documentos e fotografias integram o acervo do Museu Hering, junto com a história oral representada em vídeos. O espaço terá uma proposta educacional e interatividade.

Jornalistas: Marli Rudnik e Chirlei Diana Kohls

New Age Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário