quinta-feira, 16 de setembro de 2010

“Choque e muita tristeza”.

O papa Bento 16 disse nesta quinta-feira, 16, que os escândalos de abusos sexuais envolvendo padres lhe causaram "choque e muita tristeza", e afirmou que a Igreja Católica não agiu com rapidez e firmeza. As declarações foram dadas a jornalistas a bordo do avião que o levou de Roma para Edimburgo, na Escócia.

O papa deu início nesta quinta-feira ao que é a primeira visita de Estado de um líder da Igreja Católica ao Reino Unido - que durará quatro dias. O Vaticano afirma que o objetivo do papa é falar sobre a importância da fé na vida dos britânicos, e não apenas de católicos e anglicanos.

Durante a conversa com jornalistas no avião, o pontífice disse que quer oferecer ajuda "material, psicológica e espiritual" às vítimas de abuso por parte de membros do clero. E também falou sobre

os protestos que estão previstos na Grã-Bretanha durante sua visita.

Uma coalizão de grupos anunciou protestos contra a Igreja Católica pela sua postura em relação a temas como aborto e homossexualidade, e diante de escândalos de abuso sexual. Bento 16 disse que a Grã-Bretanha tem uma "grande história de anti-catolicismo", mas que também possui uma "grande história de tolerância".

Encontro com a rainha

Ao chegar à Escócia, ele encontrou-se com a rainha britânica Elizabeth 2ª na residência oficial da família real em Edimburgo. A rainha disse que a visita do Papa é uma oportunidade para "aprofundar a relação" entre católicos e anglicanos.

Ela afirmou ainda que a Igreja Católica traz uma "contribuição especial" na ajuda aos mais pobres pelo mundo.

Em seu primeiro discurso, diante da rainha, Bento 16 pediu que o Reino Unido evite "formas agressivas de secularismo" e mantenha seu histórico respeito às tradições religiosas.

A62D30467E12695E409E8F59BEE17A

0 comentários:

Postar um comentário