domingo, 22 de maio de 2011

Acélio Casagrande recebe hoje título de cidadão honorário de Morro da Fumaça.

O secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, recebe na noite hoje (20) título de cidadão honorário de Morro da Fumaça. A solenidade está marcada para as 19h30min, na Sociedade Morro da Fumaça Clube. O Presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Miguel Zaccaron Darolt, entregou oficialmente o convite a Acélio em Brasília, na terça-feira (10). Pelos relevantes serviços prestados à comunidade fumacense, ele foi apontado ao título pelo vereador José Carlos Bortolin. A indicação foi aprovada por unanimidade. “Fico lisonjeado e feliz por esta indicação e, agora, mais do que nunca, sinto-me um cidadão fumacense”, destacou o secretário.

Sobre Acélio Casagrande.

Nasceu no dia 1º de dezembro de 1961, filho de Silvestre Casagrande e Claudina Custódio Casagrande. Desde pequeno foi criado junto à família de agricultores, no bairro Sangão, em Criciúma. Trabalhou na lavoura até os 17 anos, quando conseguiu emprego em um escritório de contabilidade. Atuou por 10 anos como almoxarife e contador nas empresas Incomix-Concretera. No comércio, trabalhou nas Lojas Santo Antônio como gerente.

Em 1993, foi convidado pelo então prefeito de Criciúma, Eduardo Pinho Moreira, a ser chefe de gabinete. Oito meses depois foi nomeado secretario de Saúde e, mais tarde, secretário da Fazenda, atuando até 1997. Um ano depois voltou à secretaria de Saúde, onde permaneceu por mais três anos e três meses.

Em 2001 foi eleito o vereador mais votado de Criciúma. Foi também secretário de desenvolvimento regional de Criciúma por duas vezes e deputado federal de 2007 a 2011. Atualmente, é secretario de Articulação Nacional, com forte atuação em Brasília. Acélio é formado em administração de empresas e gestão de recursos humanos e pai de Samuel Tomazi Casagrande e Ana Carolina Tomazi Casagrande.

Entre as principais realizações de sua trajetória, destacam-se: Pioneiro no Programa Saúde da Família, Pronto-Atendimento 24 Horas e Disque-Ambulância (hoje SAMU) em Criciúma. Auxiliou na implantação do Hemosc da cidade e na instalação do centro de Radioterapia e Oncologia do Hospital São José. Recebeu o Prêmio Saúde Brasil por sua atuação como secretário de Saúde de Criciúma.

Como secretario Regional, viabilizou o acesso de Sangão a Morro da Fumaça, o Anel de Contorno Viário e o Acesso Sul do Balneário Rincão. Como deputado federal, defendeu os aposentados e pensionistas e não deixou de batalhar pela aprovação de projetos em benefício da saúde. A luta pelos que mais precisam e pelo desenvolvimento da região Sul catarinense faz com que Acélio receba o título de cidadão honorário de Morro da Fumaça.

DSC_0018

Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional

Brasília/DF

0 comentários:

Postar um comentário