quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Café da manhã com o prefeito Clésio Salvaro.

O prefeito, Clésio Salvaro, realizou, na manhã desta quarta-feira (5), um café para a imprensa e autoridades na gruta Nossa Senhora de Lourdes. “ Estamos limpando a gruta para que ela seja ocupada pela população para que as pessoas venham aqui. Hoje ela se tornou um ponto de drogas”, ressaltou Salvaro.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Sergio Zappellini, na limpeza da gruta estão sendo retirados os matos, a iluminação, também, está sendo revitalizada, além de toda a gruta. Também serão instalados bancos e construídos banheiros para atender a população“As imagens que ficavam na gruta estão sendo restauradas, para que esta gruta volte a ser um dos pontos turísticos da cidade”, ressaltou.

Serginho, ainda, informou que um novo portão será colocado e a gruta ficará aberta para visitação das 8 horas às 18 horas. “Estamos tentando, junto com a PM, viabilizar uma câmera de vigilância nesse local, para que não volte a ser ponto de drogas e violência”, destacou.
Para o presidente da CDL, Julio César Wessler, a revitalização é uma importante realização do governo. “Quando estudava no primário vínhamos umas duas vezes ao ano fazer um piquenique aqui, é importante que esse hábito seja retomado”, informou.

Já o presidente da ACIC, Olvacir Bez Fontana, se colocou a disposição para ajudar na divulgação. “Precisamos que esse espaço volte a ser das pessoas. Muitos reclamam que não temos praças, mas quando temos um espaço desses não utilizamos”, afirmou.

O padre da catedral São José, Valdemar Carminati, ressaltou que após o término da obra um grande ato público será realizado. “Vamos fazer uma missa aqui e depois voltaremos a utilizar esse espaço de espiritualidade para a fé católica”. Ele, ainda ressaltou, que as imagens de santa Bernadet e Nossa Senhora de Lourdes terão sua restauração terminada em 60 dias.

“É muito importante essa renovação e após o termino dos trabalhos realizaremos a manutenção do espaço, que não era há muito realizada. Precisamos ver o criciumense neste local se apossando deste espaço tão espiritual. Queremos ver também pessoas de outros lugares visitando a gruta”, finalizou Salvaro. No encontro ficou definido que a senhora Getúlia Alamini irá trabalhar para montar a associação de amigos da gruta e garantir a manutenção do local. Gruta deve ganhar em breve uma programação encorpada, com feiras e celebrações. Governo estuda a possibilidade de reinaugurar o local no dia seis de janeiro, aniversário do município. Festa com direito a missa e terno de reis.

História

Gruta Nossa Senhora de Lourdes situada na Rua Engenheiro Fiúza da Rocha-Centro, foi construída em 1946, no mesmo ano em que se realizou o Congresso Eucarístico de repercussão nacional. A gruta é construída com pedras e apresenta em seu entorno uma vegetação nativa, uma pequena fonte natural de água e abriga a imagem de Nossa Senhora. Seu tombamento foi homologado em 22 de fevereiro de 2008 pelo decreto N° 130/AS/2008.

Lucas Colombo - Café com a imprensaDSC05663DSC05658 DSC05659    DSC05662  DSC05664  DSC05667 DSC05668 

Diretoria Executiva de Comunicação

www.criciuma.sc.gov.br

Fotos: Fátima Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário